A APPJuventude congratula-se com a recente aprovação do projeto “Youth Monitor” pela Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito do Programa Erasmus+. Este projeto, com um financiamento de €250.000, é um testemunho do compromisso contínuo da AMP na área da Juventude e da sua colaboração próxima com os seus Municípios.

 

O “Youth Monitor” surge como um marco significativo no desenvolvimento do Plano Integrado Estratégico da Juventude no território metropolitano. O seu foco centra-se no Monitor de Políticas Públicas de Juventude, um mecanismo essencial para apoiar a análise, definição e tomada de decisão política em matéria de investimento e prioridade na implementação de políticas públicas para a juventude.

 

A AMP, pela primeira vez, submeteu uma candidatura ao Programa Erasmus+ e, com grande satisfação, vemos que esta foi aprovada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. O projeto, que terá a duração de 24 meses, inicia em setembro de 2023 e terminará em agosto de 2025.

 

A APPJuventude, enquanto parceira estratégica neste projeto, destaca a importância do “Youth Monitor” na obtenção de um perfil atualizado das diferentes realidades dos jovens, das políticas públicas implementadas e do seu impacto. Este projeto abrange diferentes territórios, priorizando a inclusão e igualdade de oportunidades e incorporando uma componente de transição digital.

 

A participação ativa dos decisores, entidades representativas da juventude e dos próprios jovens é fundamental para o sucesso deste projeto. O “Youth Monitor” visa reforçar a ligação entre as políticas, a investigação e a prática, permitindo uma melhor avaliação e adequação à situação dos diferentes jovens no território.

 

Além da AMP e da APPJuventude, o projeto conta com a colaboração de parceiros internacionais, como o Município de Ramnicu Sarat (Roménia), a Universidade de Weiterbildung em Krems (Áustria), o Município de Cinisello Balsamo (Itália) e a Diputácion de Barcelona (Espanha).

 

Com a aprovação desta candidatura, a APPJuventude reforça o seu compromisso em trabalhar em conjunto para promover políticas públicas de juventude eficazes, alinhadas com as necessidades dos jovens, e alicerçadas na participação ativa de todos os intervenientes. Celebramos este passo significativo e aguardamos com entusiasmo as próximas etapas deste projeto transformador.