Parcerias Estratégicas Permitem Criar Programa Inovador em Educação Não Formal.

 

Marcando um momento histórico na capacitação dos Profissionais de Juventude na Área Metropolitana do Porto (AMP), a APPJuventude, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, iniciou uma formação online pioneira, enquadrada nos protocolos estabelecidos tanto com o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, como com a Área Metropolitana do Porto. Este curso, focado na UFCD 8979 – Educação Não Formal – Métodos e Técnicas, começou a 27 de dezembro de 2023 e tem a conclusão prevista para março de 2024. Está a proporcionar uma jornada educativa de 50 horas certificadas a mais de 40 técnicos dos diversos municípios da AMP.

 

No âmbito dos protocolos celebrados, este programa inovador oferece aos técnicos uma oportunidade única de desenvolverem as suas competências em educação não formal, um campo vital no trabalho com os jovens. O curso aborda áreas essenciais, como o planeamento de atividades, técnicas de facilitação de grupos e estratégias para avaliar o impacto destas iniciativas, equipando os profissionais para enfrentar os atuais desafios no trabalho com os jovens.

 

O Presidente da APPJuventude expressou grande satisfação com estas colaborações, destacando-as como marcos fundamentais no desenvolvimento profissional dos profissionais de juventude. “Esta formação, resultado dos protocolos com o Agrupamento de Escolas de Soure e com a Área Metropolitana do Porto, representa um avanço significativo no fortalecimento das competências dos nossos técnicos, um dos principais objetivos da nossa associação”, afirmou.

 

A natureza online do curso assegura uma ampla acessibilidade, permitindo a participação de técnicos de toda a região metropolitana. Este aspeto sublinha o compromisso da APPJuventude e do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, em fornecer educação de alta qualidade e acessível a todos.

 

Esta iniciativa pioneira, enquadrada nos protocolos estabelecidos, não só eleva o padrão de formação profissional na região, mas também serve como um exemplo inspirador para futuras colaborações no setor da educação e formação de profissionais de juventude.