No passado dia 18 de março, pelas 14h30 realizou-se a 1ª sessão online – Comunidade de Prática Profissional de Juventude | Processo de Bona.

 

A APPJuventude comprometida com a Agenda Europeia do Trabalho com os Jovens, em resultado da participação na 3ª Convenção Europeia do Trabalho com os Jovens, criou um grupo de trabalho de Profissionais de Juventude, com o objetivo de analisar o contexto, elementos, objetivos e recursos da Agenda Europeia para o Trabalho com os Jovens, assim como para analisar as medidas conjuntas para o Processo de Bona, a nível local, regional, nacional e europeu.

Para a concretização destes objetivos, durante esta sessão, a APPJuventude, criou vários grupos de trabalho, onde os Profissionais da Juventude puderam debater, propor medidas, recomendações e sugestões, de forma a criar uma comunidade de profissionais de juventude portugueses, que transmitem a sua visão sobre a realidade portuguesa do trabalho com os jovens, nos seus diferentes níveis.

 

A sessão e comunidade prática serviram para confirmar as preocupações e ideias/intenções de todos os envolvidos, que estão alinhados no que é necessário para dar o próximo passo para os profissionais da juventude em Portugal, refere André Pinto, um dos participantes desta sessão, da Aventur e ARCSS.

Nesta primeira sessão, que contou com mais de 120 inscrições de Profissionais da Juventude de todo o país, foram abordadas as temáticas de Provisão do Trabalho com os Jovens e o Reconhecimento, Inovação e Desafios Emergentes.

 

Para Ana Oliveira, outra das participantes, do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, é urgente definir, reconhecer e dignificar o papel do técnico de juventude. A importância do nosso trabalho tem como fruto o percurso de vida dos jovens cada vez mais consciente e informado.

 

A comunidade de prática e a sessão dinamizada pela APPJuventude em torno do Processo de Bona são essenciais para o encontro e a reflexão de temáticas inerentes ao trabalho com jovens, conclui Vânia Cruz da Câmara Municipal de Almada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.